sexta-feira, 15 de maio de 2009

Iniciam-se as ações no cenário da Certificação Digital

imageO CertForummaior evento de Certificação Digital da América Latina – inicia seu roadshow de 2009 no próximo dia 19/maio, às 09h00, no BNDES - Auditório Arino Ramos Ferreira – Av. República do Chile, 100, Rio de Janeiro – RJ - Brasil.

Esta é uma das atividades relativas às contrapartidas Brasileiras para com o projeto Mercosul Digital, no que tange à rubrica de Intercâmbio de Experiências sobre os temas Certificação Digital e Carimbo de Tempo.

O CertForum, que conta com o apoio institucional do projeto Mercosul Digital em sua 7ª. edição, amplia e aprofunda as questões relacionadas ao uso da certificação digital.

A grande novidade do evento de Brasília fica por conta da união do 7º. CertForum com o Encontro Nacional de Identificação. A junção desses dois eventos possibilita e incentiva o debate em relação à Identidade Digital.

A sociedade, cada vez mais interconectada por computadores, demanda que a identificação ocorra não apenas no meio físico, mas também no virtual. Fica claro que Certificação Digital e identidade civil são projetos que caminham juntos para viabilizar a Identidade Digital, dando maior segurança nas transações feitas e serviços obtidos via Internet.

Esse ano, o CertForum foi ampliado para outras cidades. Os fóruns regionais atendem à demanda pelo debate de temas específicos e interesses mais imediatos de cada região.

  • São Paulo recebe a 2ª. edição do evento, dando continuidade ao sucesso que obtido em 2008.
  • Rio de Janeiro/RJ, Belém/PA e Porto Alegre/RS terão grades específicas de acordo com os interesses locais.

O Certforum tratará da Certificação Digital com foco nas aplicações e usos pelos órgãos de governo e nos negócios. Segundo o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, “A Certificação Digital é uma plataforma tecnológica já enraizada no Brasil nos últimos anos”. O presidente do ITI enfatizou que o uso dessa tecnologia resulta em benefícios para as empresas do ponto de vista econômico, no barateamento e na racionalização de processos.

A principal vantagem, segundo Martini, é a chamada Desmaterialização, ou seja, a migração do documento em papel para o Documento Eletrônico. “Parece uma coisa singela, mas é um passo revolucionário, porque nós estamos abandonando um hábito milenar do papel. É uma mudança brutal na cultura global. E o Certificado Digital é essencial nesse processo porque é ele que dá a validade jurídica ao Documento Eletrônico.”

O próximo passo será exportar a plataforma tecnológica brasileira, primeiro para os vizinhos do Mercosul, por meio do projeto Mercosul Digital, e, em seguida, para a Europa, em especial Portugal, de acordo com Martini. “No momento, o desafio é fazer acontecer aqui. Portugal, provavelmente, deverá ser o primeiro país a ter uma relação de trabalho e de cooperação no campo da certificação digital."

Nenhum comentário: