quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ações de Webmarketing e Visibilidade Online (Web2.0) do projeto Mercosul Digital

As atividades de visibilidade na Internet do projeto Mercosul Digital, baseadas em iniciativas Web2.0, estão estruturadas como segue:

1) Blog (http://mercosuldigital.blogspot.com/): Este canal concentra a espinha dorsal da estratégia de comunicação via Internet, indexando todas as iniciativas Web2.0 relacionadas ao projeto.

O Blog do projeto tem se mostrado um excelente canal de divulgação, pois, com apenas 03 meses após o lançamento (fev/09), já apresenta números robustos de acesso, como segue:

20 Artigos (em espanhol, português e inglês)

Mais de 26 notícias publicadas na Internet sobre o projeto

clip_image007PageRank é uma família de algoritmos de análise de rede que dá pesos numéricos (de 0 a 10) a cada elemento de uma coleção de documentos hiperligados, como as páginas da Internet, com o propósito de medir a sua importância nesse grupo por meio de um motor de busca.

Mais de 4.050 visitas únicas.

Mais de 8.290 páginas visitadas.

image

Já recebemos visitas de Todos os Continentes como ilustrado no mapa abaixo:

clip_image010

Os países que mais acessaram o Blog até o momento encontram-se listado abaixo, por ordem de quantidade de acessos: Brasil (BR), Argentina (AR), United States (US), Spain (ES), Venezuela (VE), Portugal (PT), Uruguay (UY), Mexico (MX), Colombia (CO), Peru (PE), Chile (CL), Paraguay (PY), France (FR), Italy (IT), India (IN), Germany (DE), Bolivia (BO), Ecuador (EC), Belgium (BE), Angola (AO), Panama (PA), Jamaica (JM), El Salvador (SV), Canada (CA), Greece (GR), Israel (IL), Saudi Arabia (SA), Senegal (SN), Puerto Rico (PR), Uzbekistan (UZ) e Suriname (SR).

2) Fotoblog (http://www.flickr.com/photos/38067089@N04/) – Nossa galeria de fotos na web já conta com 34 fotos, de 05 eventos do projeto, entre reuniões de coordenadores e a primeira ação prática do projeto, ou seja, o Ciclo MPE.net, evento para o fomento da entrada das Micro, Pequenas e Médias Empresas no Comércio Eletrônico. Atividade relacionada ao tema PlatPost y PYMES - Atividade 4.15 e 4.16 "(PYMES) 10 Congressos para 350 pessoas".

3) Videoblog (http://www.youtube.com/user/mercosuldigital) – Nosso áudio e vídeo já conta com uma entrevista dada à Bandnews-FM do Brasil sobre o projeto Mercosul Digital (http://bandnewsfm.band.com.br/conteudo.asp?ID=133266). Neste espaço, publicaremos todas as entrevistas e vídeos gerados pelo projeto. Favor fazer suas indicações.

4) Microblog – Twitter (http://twitter.com/mercosuldigital) – Outro excelente canal de divulgação, pois, com apenas 02 semanas após o lançamento (abr/09), já apresenta demonstra um excelente potencial, como segue:

17 Micro-Artigos (em espanhol, português e inglês).

74 Seguidores, dentre eles a Sun Microsystems, a Panda Security, a Revista Bytes, o Mercado Livre, a camara-e.net e a Posthaus além de diversos seguidores ainda concentrados no Mercosul e nos US.

5) Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Mercosul_Digital) – Verbete apresentando os conceitos básicos sobre o projeto.

Nenhum comentário: