quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cooperação da União Européia com Mercosul e AL na Sociedade da Informação

UE destina 31,6 milhões de euros à cooperação com Mercosul
e AL em Sociedade da Informação.

A Comissão Européia destinou recursos da ordem de 31,6 milhões de euros (equivalentes a cerca de R$ 88,4 milhões) a serem investidos em dois programas de cooperação com o Mercosul e a América Latina na área da Sociedade da Informação, quais sejam:

O Programa @LIS2 conta com um financiamento de 22 milhões de euros (aproximadamente R$ 61,6 milhões) da Comissão Européia a serem aplicados entre 2009 e 2012, e tem o objetivo de estimular o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na América Latina numa série de áreas como as da educação, saúde, administração e ciência.

Esse programa será implementado em cooperação com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) para o apoio ao Plano de Ação eLAC 2010, com o Foro Latinoamericano de Entidades Reguladoras de Telecomunicações (REGULATEL) para o diálogo entre agências reguladoras de telecomunicações e com a Cooperação Latinoamericana de Redes Avançadas (CLARA) para a interconexão entre redes de pesquisa e educação.

Já o Programa Mercosul Digital contará com recursos da Comissão Européia no montante de 7 milhões de euros (cerca de R$ 21 milhões) a serem investidos com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da Sociedade da Informação no bloco do Cone Sul.

Trata-se de um ambicioso conjunto de atividades propostas pela Rede Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt), que lidera o projeto Escola Virtual, e pelo Subgrupo de Trabalho Nº 13 (SGT13 – Comércio Eletrônico), que engloba três grupos de atividades de fomento à Economia Digital: questões regulatórias, certificação digital e comércio eletrônico.

A coordenação geral do projeto está a cargo do Brasil, através de uma Entidade de Gestão, instalada na Rede Nacional de Pesquisas (RNP), a qual será financiada pelo governo brasileiro (cerca de 5% do valor total do projeto). Para sua execução, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a RNP mobilizarão inúmeros parceiros brasileiros do governo e de entidades e empresas privadas, em especial o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI/PR), o Comitê de Comércio Eletrônico do Ministério da Justiça, a camara-e.net e os Correios.

Com a implantação do Mercosul Digital, iniciada em fevereiro passado, a expectativa é de que as empresas brasileiras venham a ganhar, nos próximos meses, acesso facilitado aos consumidores dos países vizinhos. A principal vantagem para os empresários brasileiros é que o comércio eletrônico é muito mais desenvolvido
no país do que nos demais mercados da região. O projeto pode beneficiar, em particular, um grande número de pequenas e médias empresas, que ganhariam acesso ao exterior a um custo relativamente baixo.

Atualmente, no Brasil, 90% das compras on-line feita por brasileiros
se realizam em sites brasileiros. No resto da América Latina, 40% das
compras são feitas no eBay e na Amazon. Dados de 2007 sobre vendas online na região indicam um montante de US$ 10,9 bilhões, com o Brasil representando 44,9% do total e a Argentina 7,5%. Paraguai e Uruguai, países onde o comércio eletrônico ainda é incipiente, entraram no bloco de “outros”, com 1,9% do total.

Mais informações no Boletim Euro Notas – Boletim informativo da Delegação Européia no Brasil (ano 2 nº3) - http://www.delbra.ec.europa.eu/pt/euronotas/EURONOTAS_200905.pdf

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho que o Mercosul precisa mais ajuda que qualquer outra região. Sei que a União Europeia não está passando por um bom momento econômico, mas eles podem fazer por exemplo delivery pela internet com um preço menor do que a gente.