quinta-feira, 2 de abril de 2009

Projeto Mercosul Digital investe €472.000,00 no fomento às Micro, Pequenas e Médias empresas (PYMES) na Internet

As atividades relacionadas ao sub-projeto Plataforma Postal de e-Commerce (PlatPost) estão referenciadas pelo numero “4” (categoria) no Orçamento do Projeto Mercosul Digital e se referem aos esforços que serão realizados no âmbito do Fomento à inclusão das Micro, Pequenas e Médias Empresas (PYMES – Pequeñas y Medias Empresas) no Comércio Eletrônico.

Segue abaixo o detalhamento das atividades do Projeto Mercosul Digital que compõem este grupo de ações. As atividades 1 a 18 acontecem exclusivamente nos primeiros 12 meses do projeto (Ano 1).

Atividade 4 - Sub-Projeto PlatPost (Plataforma Postal de e-Commerce): Produção e entrega de soluções de comércio eletrônico para as PYMES no âmbito dos países do Mercosul a partir de uma plataforma de serviços integrados de Correios (Postais). Essas soluções levam em consideração aspectos tecnológicos, logísticos, comerciais, legais, fazendários, alfandegários e culturais dos países do Bloco.

Atividades 4.1 e 4.2 – Reuniões de trabalho do projeto Platpost - Planejamento 1º e 2º. semestres.

Resultado 1: Atividade 4.1 - Relatório contendo o planejamento do projeto PlatPost

Resultado 2: Atividade 4.2 - Relatório contendo a revisão do planejamento do projeto PlatPost e a lista de primeiros resultados do projeto PlatPost

Atividades 4.3 até 4.5 – Pré-diagnóstico do projeto Platpost: preparação, entrevistas e plano de trabalho

Resultado 1: Atividade 4.3 – Relatório contendo o plano de ações do pré-diagnóstico

Resultado 2: Atividade 4.4 – Entrevistas e Relatório contendo a análise consolidada das entrevistas

Resultado 3: Atividade 4.5 – Plano de trabalho do projeto PlatPost

Atividades 4.6 até 4.9(projeto Platpost) Levantamento preliminar para a execução do Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira, por país, da criação de um portal B2C integrando as PYMES do bloco

Resultado: 04 Relatórios contendo o levantamento preliminar para a execução do Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira, por país, da criação de um portal B2C integrando as PYMES do bloco

Atividades 4.10 até 4.13(projeto Platpost) Levantamento preliminar de requisitos, por país, para a execução de um estudo para a implementação de um Hub Logístico internacional para suportar o e-commerce no bloco. O conceito de Hub logístico consiste na criação de pontos centrais de transferência (Hubs) para cargas que se transportam de diferentes países/serviços postais, passando por locais de concentração (Hubs). Esta estratégia permite aperfeiçoar a entrega de carga em transações de e-commerce entre os diferentes países.

Resultado: 04 Relatórios contendo o levantamento preliminar de requisitos, por país, para a execução de um estudo para a implementação de um Hub Logístico internacional para suportar o e-commerce no bloco

Atividade 4.14(projeto Platpost) Capacitação de técnicos nos conceitos do projeto Platpost

Resultado: Formação (capacitação) de 04 técnicos de cada país (Ar, Uy e Py) implementação dos conceitos do projeto PlatPost em seus países.

Atividade 4.15 – (PYMES) 10 Congressos para 350 pessoas - (duração: 1 dia)

Atividade 4.16 – (PYMES) 10 Congressos para 350 pessoas (duração: 1 dia)

Atividade 4.17 – (PYMES) Consultores brasileiros farão 7 estudos entre os 4 países (Projeto Plastpost)

Atividade 4.19 – (PYMES) Consultores brasileiros farão 7 estudos entre os 4 países (Projeto Plastpost)

Atividade 4.18 – (PYMES) Estudo de ações governamentais de fomento à participação das PYMES no Comércio Eletrônico. Gera um relatório e cartilha para os Governos.

Resultados:

- Relatório informando as boas práticas que devem ser adotadas pelos governos e pelo projeto Mercosul Digital para o incentivo da participação das PYMES no comércio eletrônico.

- Cartilha de Melhores Práticas para as PYMES no comércio eletrônico

Atividade 4.20 – Capacitação de Replicadores (Train the trainer) que treinarão as PYMES em comércio eletrônico em seus países

Resultado: Formação (capacitação) de até 06 trainers de cada país (Ar, Uy e Py) para a capacitação das PYMES locais para a adequação de suas empresas à operação de comércio eletrônico. (4.20 – Ano 1 e Ano 2)

Atividade 4.21 – (PYMES) Treinamento de consultores locais para a capacitação das PYMES com relação ao Comércio Eletrônico na Argentina, Uruguai e Paraguai (Ar, Uy e Py)

Atividades 4.22 e 4.25 – Estudo das áreas de negócios no MERCOSUL com potencialidades para o comércio eletrônico das PYMES. Gera um relatório e cartilha para os Governos. (4.22 – Ano 1 e Ano 2) e (4.25 – Ano 3).

Resultados:

- Relatório técnico sobre as áreas de negócios no MERCOSUR com potencialidades para o comércio eletrônico das PYMES

- Cartilha de Melhores Práticas apontando as áreas de negócios no Mercosul com potencialidades para o comércio eletrônico das PYMES.

Atividade 4.23 – Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira, por país, da criação de um portal B2C integrando as PYMES do bloco. (4.23 – Ano 1 e Ano 2)

Resultado: 04 Relatórios contendo o Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira, por país, da criação de um portal B2C integrando as PYMES do bloco

Atividade 4.24 – Levantamento de requisitos, por país, para a implementação de um Hub Logístico internacional para suportar o e-commerce no bloco. O conceito de Hub logístico consiste na criação de pontos centrais de transferência (Hubs) para cargas que se transportam de diferentes países/serviços postais, passando por locais de concentração (Hubs). Esta estratégia permite aperfeiçoar a entrega de carga em transações de e-commerce entre os diferentes países. (4.24 – Ano 1 e Ano 2)

Resultado: 04 Relatórios contendo o levantamento de requisitos, por país, para a implementação de um Hub Logístico internacional para suportar o e-commerce no bloco.

Visite o site de uma das ações de fomento patrocinadas pelo Projeto Mercosul Digital, o Ciclo MPE.netwww.ciclo-mpe.net:

ciclompenet

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