terça-feira, 6 de outubro de 2009

Brasil e União Europeia reforçam cooperação durante cúpula em Estocolmo

A Terceira Cúpula Brasil-União Européia aponta para o reforço da cooperação entre os dois blocos. Os investimentos em TICs e a transferência de knowhow neste cenário estiveram em discussão.

Brasil-UE

A declaração conjunta, assinada pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, na qualidade de presidente do Conselho da União Européia e pelo presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, destaca o apoio aos países em desenvolvimento como dos focos para os próximos anos. Brasília e Bruxelas concordaram que "a alocação de substanciais recursos financeiros e tecnológicos, bem como capacitação, será crucial para o processo de mitigação e adaptação nos países em desenvolvimento e reconheceram que um pacote financeiro robusto, incluindo vigorosas disposições de financiamento público internacional por parte dos países desenvolvidos, será fundamental para o sucesso da COP-15".

Neste aspecto, foram enaltecidos os resultados do II Diálogo Brasil-CE sobre Sociedade da Informação, realizado em Brasília, em 10 e 11 de setembro de 2009, que discutiu políticas e estruturas regulatórias para acelerar a transformação em direção à economia digital e preparou o caminho para o lançamento de editais conjuntos na área de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em 2010.

Leia a íntegra do documento: Declaração Conjunta divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Nenhum comentário: