sábado, 28 de novembro de 2009

Mercosul Digital fala sobre Exportação e Linhas de Financiamento para Compra e Venda Internacional

Informações levam empresário a aderir ao Comércio Eletrônico.

Carrinho Wellington de Castro é proprietário de uma oficina mecânica e loja de autopeças em Taguatinga, a Mekatronik Serviços Automotivos. No mercado há três anos, ele compra peças pela Internet até no exterior. O empresário reconhece a força do Comércio Eletrônico e sempre teve vontade de participar dele não só como comprador, mas também como vendedor. O que faltava era informação. Isso até ele participar do Ciclo MPE.net 2009Ciclo de Seminários de Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas, realizado em Brasília em 29/10/09, e receber as orientações necessárias para levar sua loja para o mundo virtual.

O seminário faz parte do Roadshow nacional, promovido há 06 anos pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Sebrae, os Correios e o projeto Mercosul Digital, que percorre o país estimulando a inserção das micro e pequenas empresas no Comércio Eletrônico. Durante as palestras são apresentadas ferramentas de marketing e de logística que possibilitam a utilização da rede mundial de computadores como um poderoso instrumento de vendas sem a necessidade de grandes investimentos de recursos.

Depois de conhecer os conceitos, ferramentas e estratégias fundamentais para o sucesso do empreendedorismo na Internet, o empresário ficou convencido de que é um meio seguro de fazer negócios e que é completamente viável participar do comércio virtual. "A venda no balcão é limitada. É restrita a um grupo pequeno de consumidores. Na Internet posso aumentar substancialmente meu volume de vendas e o faturamento da empresa e, ainda, divulgar os serviços da oficina", afirmou.

O empreendedor já começou a colocar em prática os ensinamentos, já está fazendo algumas modificações no site da empresa para adaptá-lo para as vendas e começa a se preparar para abrir novos mercados e fazer negócios pela rede. "Possuo peças difíceis de ser encontradas no mercado e vou disponibilizá-las na Internet como atrativo para loja", disse. "Quero começar 2010 já participando do Comércio Eletrônico", garantiu.

Desde que começou a fazer compras pela Internet, Wellington já chegou a fazer pagamentos de produtos que não recebeu e a experiência o deixava inseguro para participar do comércio eletrônico. Isto até receber orientações precisas sobre pagamento online que, segundo avaliou, vão lhe garantir fazer compras mais seguras pela Internet. "Aprendi a identificar se a loja existe e se o vendedor é idôneo. O conhecimento disponibilizado vai me ajudar a me precaver também como comprador", disse.

Assim como Wellington, cerca de 200 empresários de micro e pequenas empresas da capital receberam informações sobre temas variados:

  • Introdução ao Comércio Eletrônico;
  • Infraestrutura do e-commerce (Hardware, Banda Larga, Registro de Domínio, Hospedagem e Lojas Virtuais);
  • Meios de Pagamento (Cartão de Crédito e Pagamento Online); Logística (Entrega de Produtos);
  • Webmarketing (Links Patrocinados, Comparação de Preços, Cruzador de Ofertas, Shopping Online e Publicidade Online);
  • Exportação e Linhas de Financiamento (Mercosul Digital, Exporta Fácil dos Correios - Portal da Exportação e Entrega Internacional e Linhas de Financiamento do Banco do Brasil).

"Pra mim tudo era novidade, então fiquei em todas as palestras e aproveitei ao máximo todas as informações oferecidas", declarou.  Depois do que ouviu, Wellington decidiu procurar o Banco do Brasil para buscar mais informações sobre importações e exportações, que é uma área de interesse do empresário, e o Sebrae no Distrito Federal para ajudá-lo a implantar os ensinamentos que o farão abrir sua loja para o mundo.

Exporta

domingo, 15 de novembro de 2009

El 60% de las compras por Internet en otro país de la UE se rechazan por trabas injustificadas, según la CE

Economía.-
Los consumidores españoles encuentran productos al menos un 10% más baratos en webs de otros países pero no siempre pueden completar la compra BRUSELAS, 22 (EUROPA PRESS): http://www.eleconomista.es/economia/noticias/1635831/10/09/Economia-El-60-de-las-compras-por-Internet-en-otro-pais-de-la-UE-se-rechazan-por-trabas-injustificadas-segun-la-CE.html

El Comercio Electrónico transfronterizo en la UE necesita mejorar

Hace unos días se publicó un estudio de la Comisión Europea que afirma que el 60% de los pedidos transfronterizos por Internet se rechazan.

Según un nuevo estudio de la UE: «Existen problemas generalizados de rechazo de pedidos hechos por los consumidores de la UE que tratan de comprar artículos en línea en otro Estado miembro, según un nuevo informe de la Comisión Europea sobre Comercio Electrónico transfronterizo de bienes de consumo que se ha publicado hoy.

En nombre de la Comisión se llevó a cabo un ejercicio independiente compras mediante el sistema de «cliente misterioso» en el que clientes de toda la UE intentaron comprar una lista de los cien productos más populares (por ejemplo, cámaras fotográficas, cedés, libros y ropa) a proveedores transfronterizos. Se hicieron más de 11.000 pedidos de prueba. La investigación llegó a la conclusión de que los consumidores no podían materializar el 60% de las transacciones transfronterizas porque el comerciante no expedía el producto a sus países o no ofrecía medios adecuados para los pagos transfronterizos».

Para leer el artículo completo por favor vaya a la fuente: http://barrapunto.com/articles/09/11/14/1655237.shtmlExporta