Relatório sobre a Competitividade Digital evidencia a importância da Sociedade digital na Europa
O relatório da Comissão Européia sobre a Competitividade Digital (Digital Competitiveness report), publicado em 04/08/09, mostra que o Setor Digital da União Européia (UE) fez fortes progressos desde 2005. Por exemplo:
- 56% dos europeus utilizam regularmente a Internet;
- 80% dos internautas são usuários de banda larga (contra apenas um terço em 2004).
No caso dos jovens de 16 a 24, público internauta mais ativo, os resultados são os seguintes:
- 73% consomem conteúdo digital online regularmente;
- 66% utilizam a Internet todos os dias.
Especificamente com relação ao consumo de conteúdo digital via Internet, a pesquisa demonstra que o cenário é promissor, embora a “geração digital” ainda pareça relutante em pagar pelo download ou pelo acesso online aos conteúdos como vídeos ou músicas:
- 33% dizem que não estão dispostos a pagar pelo conteúdo (dobro da média da UE)
- 10% já pagaram por este tipo de serviços (dobro da média da UE)
Segundo a Comissão Européia, estes dados posicionam a Europa no primeiro lugar do ranking mundial de acesso à Internet em banda larga.
Além disso, apresentando um número de assinantes de telefonia móvel superior à quantidade de habitantes (taxa de penetração de 119%), a Europa é o primeiro continente do mundo verdadeiramente “móvel”.
Na visão da Comissão Européia, a população jovem, “hard user” de tecnologias digitais, deve liderar a adoção destas inovações nos ambientes de negócios, impulsionando o crescimento do mercado nos próximos anos.
Conforme exposto no relatório, está claro para o bloco europeu que a Economia Digital é essencial para que a Europa recupere da atual Crise Econômica de um modo sustentável. Segundo Viviane Reding, comissária européia responsável pela Sociedade da Informação, “A economia digital européia dispõe de um formidável potencial para gerar grandes receitas em todos os setores, mas, para converter esta vantagem em crescimento sustentável e em novos empregos, os governos devem mostrar capacidade de liderança, adaptando políticas coordenadas que eliminem os obstáculos aos novos serviços”. Viviane acrescenta ainda que: ”Devemos aproveitar a oportunidade oferecida por uma nova geração de europeus que em breve ditará as regras em nosso mercado. Estes jovens utilizam intensivamente (hard users) a Internet, além de consumidores muito exigentes. Para realizar o potencial econômico destes "nativos digitais" precisamos facilitar e popularizar o acesso aos conteúdos digitais.”
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